Reforma Protestante x Halloween. Quem conhece a Verdade, não é enganado com mentiras!

Você sabia que há mais de 500 anos atrás as pessoas também estavam sendo enganadas dentro da própria Igreja? Mas por que isso acontecia? Porque a Igreja não estava mais...

Publicado 30/10/2023 às 12:00 por amixel

Você sabia que há mais de 500 anos atrás as pessoas também estavam sendo enganadas dentro da própria Igreja? Mas por que isso acontecia? Porque a Igreja não estava mais ensinando a Palavra. A Bíblia era proibida de ser lida pelo povo. Somente os padres podiam ler a Bíblia. Já imaginou isso? Será isso estava certo?

VAMOS CONHECER A VERDADE!

Vamos ler o que Deus fala sobre isso? Em 2Tm 3.16-17: “Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.” Tudo o que somos, cremos e tudo o que fazemos precisa estar em obediência ao que a Bíblia diz. Ela é a Palavra de Deus, somente ela! Por isso é MUITO importante conhecermos a verdade, lermos e aprendermos a Palavra de Deus, para não sermos enganados.

A igreja Católica Romana vendia indulgências, quer dizer, as pessoas pagavam para ter o perdão dos pecados. Um grande “vendedor” de indulgências (Tetzel) gostava até de cantar uma musiquinha mais ou menos assim “Assim que uma moeda no fundo do cofre cai, uma alma para o céu vai”. Será que é pagando que somos salvos??? Não mesmo! Isso era um engano!

VAMOS CONHECER A VERDADE!

Vamos ver o que a bíblia diz em Efésios 2.8: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus.” A salvação é um presente de Deus. No nosso aniversário ganhamos muitos presentes, não é mesmo?! Pagamos por algum desses presentes? Não, outra pessoa que paga, para nós ele é de GRAÇA!!! Assim é o presente de Deus para nós: a salvação! Ele pagou o preço na cruz e para nós agora é de GRAÇA.

As pessoas daquela época também acreditavam que seriam santas e justas se fizessem boas obras, fizessem caridades, ajudassem os pobres, etc. Será que assim que temos nosso coração limpo?

VAMOS CONHECER A VERDADE!

selective focus photography of person reading book

O que a bíblia fala em Romanos 1.17: “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.”  O que nos torna santos e justos (sem pecado) diante de Deus não é o que fazemos, mas a fé em Jesus.

Outra mentira que era ensinada era que SOMENTE o sacerdote (um padre, um pastor) podia ter acesso a Deus, ou seja, só ele podia falar com Deus e ouvi-lo. Isso é verdade??? Não mesmo!

VAMOS CONHECER A VERDADE!

Vamos ver o que a Palavra de Deus diz sobre isso em 1 Timóteo 2.5: “Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos — Cristo Jesus.” Todos nós temos acesso a Deus através de Jesus! Jesus é o único mediador entre Deus e os homens, é o único caminho que nos leva a Deus, e o único que pode nos fazer ser amigos de Deus (Jo 14.6).

Havia mais uma mentira que era ensinada: que existiam santos, pessoas que já morreram, mas que fizeram o bem e por isso mereciam ser adorados. As pessoas até faziam orações a esses santos. Mas será que devemos dar a glória para quem?

VAMOS CONHECER A VERDADE!

A Bíblia diz: “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4.10b. Então, tudo o que fazemos, ou outra pessoa que serve a Deus faz, é para a glória de Deus. Deus deve ser o primeiro em TUDO, somente a Ele que devemos adorar.

UAU! Vocês viram quantas mentiras foram destruídas com a verdade? Deus levantou um homem, chamado Martinho Lutero, que protestou contra todas essas mentiras, mesmo com o risco de perder a sua própria vida. Ele passou a conhecer a verdade e por isso foi liberto e foi usado por Deus para apresentar a verdade da Palavra de Deus a muitas pessoas, até chegar em nós hoje!

Essas verdades que aprendemos são as 5 solas, que significa “5 somentes. É um resumo dos 95 pontos onde a Igreja estava errando que Martinho Lutero escreveu e apresentou no dia 31 de outubro de 1517. Por isso comemoramos no dia 31 de outubro a Reforma Protestante, porque foi o dia em que Lutero iniciou uma reforma na Igreja. Mas não estou falando de paredes quebradas, tijolos, cimentos ou coisas do tipo. Essa reforma nos fala de mudanças que foram necessárias, pois a Igreja não estava mais ensinando a Palavra de Deus, e as pessoas estavam se afastando cada vez mais do Senhor.

Mas você também pode!

Deus deseja te usar assim como usou Martinho Lutero para desfazer mentiras que estão no coração de muitos. Lembram-se que no início falamos sobre pessoas que festejam a morte? Você sabe como se chama a festa dos mortos? Halloween. Muitos hoje são enganados achando que o Halloween é divertido, que é só uma festa. Mas como podemos nos divertir com algo que nos fala de morte, de bruxas? O que a Palavra de Deus diz?

VAMOS CONHECER A VERDADE!

Em João 10.10 diz: “O diabo vem para roubar, MATAR e destruir. Mas Jesus veio para que tenhamos VIDA, E VIDA EM ABUNDÂNCIA.”Quem será que veio para trazer morte? Jesus? Não… o diabo. Jesus veio para trazer vida! Então conhecendo a VERDADE, que é a Palavra de Deus, você pode me dizer: uma festa que celebra a morte e as bruxas vem de Deus??? Não!

Então, que dia comemoramos a Reforma Protestante??? Dia 31 de outubro!!! Agora que você conhece a VERDADE, sabe que nesse dia não vamos comemorar o dia dos mortos, o Halloween, vamos comemorar o dia da Reforma Protestante, o dia que Deus usou Martinho Lutero para nos apresentar a verdade! Porque hoje você conhece a VERDADE e não será mais enganado pelas mentiras que dizem que “não tem problema participar do Halloween”. A VERDADE te libertou!!!

Recursos Extras:

Video: A Historia de Martinho Lutero( animação em playmobil)

<iframe width=”1152″ height=”575″ src=”https://www.youtube.com/embed/E08DgA4tMK4″ title=”A história de Martinho Lutero (animação em Playmobil)” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

Para Download:

       

Link para jogos interativos:

CAÇA PALAVRAS

JOGO DA MEMÓRIA

QUEBRA-CABEÇA 1

QUEBRA-CABEÇA 2

QUIZ DA REFORMA

ANAGRAMA

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias relacionadas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você aceita esses termos. Saiba mais sobre como protegemos sua privacidade em nosso site. Politica de Privacidade