Existe um caminho melhor!

1 Samuel 15: 19 ”Por que, então, você não deu ouvidos à voz do SENHOR, mas se lançou sobre o despojo e fez o que era mau aos olhos do...

Publicado 30/10/2023 às 10:00 por amixel

1 Samuel 15: 19 ”Por que, então, você não deu ouvidos à voz do SENHOR, mas se lançou sobre o despojo e fez o que era mau aos olhos do SENHOR? 20 Então Saul disse a Samuel: — Pelo contrário, dei ouvidos à voz do SENHOR e segui o caminho pelo qual o SENHOR me enviou. Eu trouxe Agague, o rei de Amaleque, e destruí totalmente os amalequitas. 21 Mas o povo pegou do despojo ovelhas e bois, o melhor do que estava destinado à destruição para oferecer ao SENHOR, o seu Deus, em Gilgal. 22 Porém Samuel disse: — Será que o SENHOR tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros”.

Obedecer é melhor do que sacrificar, disse Samuel a Saul

text

Disse também que ele deveria atender o chamado e obedecer a instrução divina. Ele não estava falando que o sacrifício não era importante, pois o próprio Deus ordenou que fosse oferecido. O problema era a forma que Saul estava querendo fazer. Oferecer sacrifícios ou fazer qualquer outra coisa a Deus deve ser conforme a orientação de sua Palavra e não conforme achamos melhor.

Jeremias 7: 23 “Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos ordeno, para que vos vá bem”.

A obediência deve ser sempre atrelada ao conhecimento. “A obediência é à vontade revelada de Deus. Não é suficiente ouvir a voz de Deus, devemos também obedecê-la. A obediência é uma parte da honra que devemos a Deus. A obediência sem conhecimento é cega, e o conhecimento sem obediência é coxo”.

Conhecimento e obediência são naturais na vida do Cristão. Não agimos por formalidade, não buscamos conhecer a Deus por interesse. Alegramo-nos em conhecer e praticar o que Deus nos ensina. Não que seja algo fácil, devemos nos esforçar, devemos nos disciplinar, mas, fazendo isso, temos grande alegria. Quem obedece de má vontade, além de fazer algo que irá tomar seu tempo, será algo que para nada servirá. É sacrifício inútil que, no lugar de bênção, trará maldição. “Caim trouxe seu sacrifício, mas não seu coração. O que o coração não faz, não é feito. A vontade é a alma da obediência. Deus, por vezes, aceita a disposição sem a obra, mas nunca a obra sem disposição. A alegria mostra que há amor no dever; e o amor é para nossos serviços o que o sol é para frutas: adoça e amadurece, e os faz sair com um melhor sabor”.
Estejamos dispostos a viver em piedade buscando santidade em Cristo, unindo o conhecimento com a obediência e vivendo em um amor verdadeiro que se mostra através de atos.

Em 1 Samuel 15:19-22, encontramos uma lição poderosa sobre obediência e sacrifício. O profeta Samuel confronta o rei Saul por sua desobediência às ordens de Deus.

A ordem de Deus

Deus instruiu Saul a destruir completamente os amalequitas, incluindo o rei Agague e todos os animais. Isso era uma punição por Amaleque ter atacado os israelitas no deserto (Êxodo 17:8).

Desobediência de Saul

Apesar da ordem clara, Saul poupou o melhor dos animais e não executou Agague. Ele cedeu à tentação do despojo.

A Sentença de Samuel

Quando confrontado por Samuel, Saul justificou sua desobediência com a intenção de oferecer sacrifícios ao Senhor. No entanto, Samuel proclamou: “A obediência é melhor do que o sacrifício” (1 Samuel 15:22).

Consequências

O reinado de Saul foi rejeitado por Deus. A desobediência teve um preço alto. A obediência deve ser a nossa prioridade isso porque assim como Saul, muitas vezes somos tentados a seguir nosso próprio caminho, mesmo quando sabemos o que é certo. A obediência a Deus deve ser nossa prioridade, mesmo quando parece mais conveniente tomar atalhos.

Enfrentamos decisões diárias que envolvem ética e moral. A passagem nos lembra que Deus valoriza nossas escolhas justas e obedientes, independentemente das circunstâncias.

Mais do que rituais religiosos, Deus deseja um relacionamento íntimo conosco. Priorizar nossa comunhão com Ele é fundamental.

Quando erramos, o arrependimento genuíno e a mudança de comportamento são essenciais para sermos aceitos por Deus.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias relacionadas, conforme nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você aceita esses termos. Saiba mais sobre como protegemos sua privacidade em nosso site. Politica de Privacidade