A importância do Legado para atual geração
Deuteronômio 6: 1 — ”São estes os mandamentos, os estatutos e os juízos que o SENHOR, seu Deus, ordenou que fossem ensinados a vocês, para que vocês os cumprissem na...
Deuteronômio 6: 1 — ”São estes os mandamentos, os estatutos e os juízos que o SENHOR, seu Deus, ordenou que fossem ensinados a vocês, para que vocês os cumprissem na terra em que irão entrar e possuir, 2 para que durante todos os dias da sua vida vocês, os seus filhos, e os filhos dos seus filhos temam o SENHOR, seu Deus, e guardem todos os seus estatutos e mandamentos que eu lhes ordeno, e para que os seus dias sejam prolongados. 3 Portanto, escute, Israel, e tenha o cuidado de cumprir esses mandamentos, para que tudo lhes corra bem e vocês muito se multipliquem na terra que mana leite e mel, como o SENHOR, o Deus dos seus pais, lhes prometeu. 4 — Escute, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Portanto, ame o SENHOR, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. 6 Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. 7 Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. 8 Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. 9 E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas”.
Deixar um legado é transmitir algo de valor para as gerações futuras, seja através de bens materiais, ideias, valores, projetos ou ações que venham impactar positivamente a vida das pessoas. É uma forma de expressar o seu propósito, a sua missão e a sua contribuição para o mundo.
Deixar um legado é uma forma de dar sentido à sua vida e de ser lembrado por aquilo que você fez de bom. É também uma forma de influenciar positivamente o futuro e de fazer a diferença no mundo.
O livro de Deuteronômio serve como uma recapitulação de toda a trajetória do povo de Israel. O povo estava prestes a tomar posse da Terra Prometida e Moisés não faria parte daquele grupo, pois Deus já o havia informado que ele não entraria na Terra com o povo.
Antes de partir e deixar Israel sob os cuidados de Josué, o homem escolhido por Deus para dar continuidade a esta tarefa, o Senhor leva Moisés a recapitular tudo, inclusive as leis estabelecidas por Ele para que o povo as seguisse.
Neste trecho, encontramos o segredo para que Israel vivesse bem na Terra tão aguardada: obedecer aos mandamentos e decretos do Senhor.
Isso traria a eles a certeza da bênção do Criador que os faria prosperar e se multiplicar naquela Terra.
Mas não apenas sso. Israel é chamado para cumprir mais uma tarefa: passar esses mandamentos adiante ou seja, deixar um legado.
Eles deveriam contar tudo aos seus filhos e aos seus netos, passar adiante a história do povo e o pacto
estabelecido entre eles e o Senhor. Em casa, caminhando, ao se deitarem e ao se levantarem, todas essas palavras deveriam ser lembradas e preservadas com amor.
Meus irmãos, seria diferente em nossos dias?
Hoje, nossa responsabilidade é a mesma. Passar para as próximas gerações a nossa fé, nossas histórias com o Senhor os livramentos e as bênçãos recebidas, as renúncias e os erros deixados para trás, tudo isso é responsabilidade nossa.
No início do livro de Juízes, lemos que, logo após a morte de Josué se levantou uma geração que não conhecia ao Senhor. Os resultados foram terríveis: Israel se desviou do Senhor e sofreu muito nas mão de povos estrangeiro que os dominaram.
Tome uma decisão hoje. Decida passar sua fé adiante como o povo a Israel deveria ter feito.
Decida compartilhar com seus filhos e com os filhos dos seus filhos tudo o que você já viveu com o Senhor e como Ele tem sido fiel a você até aqui.
A maior herança que podemos deixar aos nossos descendentes é a certeza da presença e bênção do Senhor.
Provérbios 22: 6 ”Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele”.
Que possamos transmitir um legado de conhecimento não apenas teórico mas sobretudo prático para a nossa descendência.
Que possamos ser instrumentos de Deus para abençoar a nossa própria casa deixando a eles um legado de fé e esperança.
Deus abençoe sua vida!